
Pois é, essa parada de "engoda da praia" que estão fazendo, na verdade está em processo de finalização, nas praias de Barra de Jangada, Candeias e Piedade é uma comédia!
Há muitos anos atrás, pelo que entendi..houve um boom de construções de lindos e altos condomínios verticais na beira dessas praias, todo mundo queria morar pertinho do mar... aí com o tempo, claro, como tem acontecido no mundo... o mar foi avançand
o e agora está batendo nas portas destes lindos prédios...Mas aí a prefeitura de Jaboatão está dizendo que o povo, coitado, não tem mais área de lazer para desfrutar com suas famílias. Então resolveram "engordar" as praias, num processo caro e desastroso.
Mais de 1 milhão de metros cúbicos de areia foram retirados do fundo do mar de Santo Agostinho através de uma draga que trabalha 24hs e levados para estas praias... acontece que lááá em barra de jangada, onde o processo começou, o mar já levou parte da areia despejada, isso em menos de 6 meses da engoda nessa região, em pleno "inverno pernambucano" .. ou seja, o verão mal começou e já não tem mais praia???
Não é uma comédia?
Primeiro, o homem insiste em bricar com a Natureza...eu queria mesmo é que o mar invadisse tudo, olha que chique, a pessoa sai do elevador e já tá na água.. isso não é totalmente excelente?!
Segundo, imagina o superfaturamento dessa obra? (neste caso não precisa dizer mais nada).
Terceiro, ao invés de gastar dinheiro tentando tirar os prédios da beira do mar num processo caro e paliativo, porque não usam esse dinheiro no sertão nordestino onde o povo tá morrendo de sede?
O que o povo diz sobre isso...
"O comerciante Carlos Alberto trabalha há 30 anos em Barra de Jangada e percebeu logo que a obra não parecia ter dado muito certo. “Aqui foi uma faixa de uns dez metros, mais ou menos, mas o mar já avançou e levou essa parte quase toda. Aqui tem muita correnteza, vai para os dois lados”, conta."
"Em Candeias, o que chama a atenção é o esgoto na praia. Moradora da área e também comerciante, Terezinha Morena da Silva afirma que, após o trabalho de engorda, o problema de esgoto apenas piorou."
O que o Secretário de Obras de Jaboatão, Roberto Rocha diz ...
O trabalho da draga que trouxe toda a areia para as praias de Jaboatão está no fim. Sobre os problemas que estão surgindo, como a areia que está sendo levada em Barra de Jangada, o secretário de Obras de Jaboatão, Roberto Rocha, diz que tudo será resolvido. “Era previsto, mas a gente contava que não ocorresse. Está sendo feita uma análise e estamos estocando área para, assim que tivermos o projeto em mãos, pegarmos essa área para recolocá-la, junto com uma estrutura rígida, para evitar a fuga de areia”, explica.
Quanto à questão do esgoto, o secretário afirmou que a solução definitiva virá apenas quando a Compesa terminar de fazer o saneamento básico do município, mas que a Secretaria de Meio Ambiente já está analisando o caso.
Minha consideração final: Jaboatão não tem nem o sistema de saneamento BÁSICO concluído e quer engodar a praia (e o bolso dos políticos, claro).
Eu não sou contra a Prefeitura oferecer qualidade de vida para seus cidadãos, sou contra o desperdício do dinheiro público.
Por fim... bom mesmo é pegar o busão e ir para Calhetas!